terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Lei de Murphy




Você já se perguntou por que o pão sempre cai com a manteiga para baixo? Ou por que a fila ao lado sempre anda mais rápido? Então você já deve ter ouvido falar na Lei de Murphy: “se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará”. Este adágio popular ficou mundialmente conhecido por conta da teoria do engenheiro espacial Edward Murphy, numa tentativa de explicar como as coisas que já estão ruins tendem a piorar, acredite, ainda mais.

Será que isto já aconteceu em sua vida?

Permita-me levá-lo há um tempo bem distante e reproduzir uma entrevista com um importante fazendeiro da época.

Jornal IBI Filadélfia: Bom dia senhor!

Fazendeiro: Bom dia!

Jornal IBI Filadélfia: Poderia lhe fazer algumas perguntas? É para o Jornal IBI Filadélfia.

Fazendeiro: Claro. Pergunte o que quiser.

Jornal IBI Filadélfia: Ouvi dizer que antes do senhor ser dono desta fazenda, havia perdido tudo o que tinha. Como foi que o senhor chegou até aqui e conseguiu todas estas posses novamente?

Fazendeiro: Isto é uma longa história, meu filho. Eu tinha uma vida tranqüila, pacata. Vivia muito bem com minha família. Sempre fui temente a Deus e procurava fazer as coisas certas. Até que um dia, veio até mim um de meus empregados. Ele me disse que os Sabeus estiveram em minha propriedade.

Jornal IBI Filadélfia: Sabeus?

Fazendeiro: Isso mesmo. Você nunca ouviu falar deles? Povo terrível. Levaram todo o gado e mataram meus empregados. Só sobrou um para contar a história. Sem falar nos Caldeus que levaram meus camelos e da tempestade que matou minhas ovelhas.

Jornal IBI Filadélfia: Puxa! Quantas histórias!

Fazendeiro: Pois é. Mas o pior veio depois. Perdi todos os meus filhos em um desabamento.

Jornal IBI Filadélfia: Meu Deus! Como o senhor conseguiu superar isso tudo?

Fazendeiro: Fiquei muito doente. Logo perdi minha esposa e meus bens. Mas não perdi uma coisa.

Jornal IBI Filadélfia: O senhor pode nos contar o que foi?

Fazendeiro: Claro. A minha esperança! Sem ela, não conseguiria sobreviver. Persisti e acreditei que Deus me daria tudo de volta.

Jornal IBI Filadélfia: E Ele deu?

Fazendeiro: Mais do que eu tinha. Hoje eu tenho 140 anos e posso dizer que Deus mudou a minha sorte e me deu tudo em dobro. Ele abençoou a segunda parte da minha vida, muito mais do que a primeira!

Jornal IBI Filadélfia: O senhor está me dizendo que foi Deus quem lhe deu tudo isto?

Fazendeiro: Sem dúvida! Ele restaurou inteiramente a minha prosperidade. Consegui tudo isto porque Ele sempre esteve comigo. Ah se eu dependesse dos meus amigos! Mas isso é uma outra história...

Bom, na verdade esta entrevista não existiu, mas não se zangue comigo, a história é real! Trata-se de Jó. Um homem reto aos olhos de Deus que sentiu na pele o que é ver as coisas piorarem. Você deve estar fazendo a mesma pergunta que eu fiz. Como pode um homem fiel e temente a Deus ser afligido com tanta desgraça? Por que Deus permitiu essas coisas acontecerem?

Talvez a resposta seja mais simples do que pensamos.

Deus conhecia o coração de Jó e sabia até onde ele poderia chegar. Deus não errou na escolha. E Jó correspondeu à altura. Tudo isso, para que eu e você fossemos impactados com esta mensagem, milhares de anos depois. E para que nós nunca desistíssemos de viver e acreditar que algo melhor da parte de Deus ainda virá.

Podemos perder nossos empregos, ou talvez alguém muito querido. Podem nos tirar a nossa reputação e as nossas posses. Mas nunca poderão tirar algo precioso que existe em nós. A nossa fé! Foi Cristo quem nos deu. Por isso, continuamos firmes e nos alegramos na esperança de um dia estarmos perto de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. E a esperança? Ela nunca morre! Jamais ficaremos decepcionados com o nosso sofrimento, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu. Que certeza maravilhosa! Isto está escrito no livro de Romanos, no capítulo 5, e sem dúvida é uma grande verdade! Alegre o seu coração!

Pode ser que coisas ruins piorem ainda mais. Mas nada é tão ruim que nos faça perder a esperança! Agora Deus está olhando para você e dizendo: “filho, eu nunca me esqueci de você, porque você nunca perdeu a esperança”! E aí? Você está preparado para receber tudo em dobro? Ou ainda acredita nas idéias malucas de Murphy?



Nenhum comentário: